Steven Holl Architects abriu o canteiro de obras no edifício Nancy and Rich Kinder Building for Modern and Contemporary Art no Museu de Belas Artes de Houston, Texas. Selecionado através de um concurso internacional em 2012 entre os finalistas Snøhetta e Morphosis Architects, a proposta vencedora é um edifício de mais de 15 mil metros quadrados que será uma das duas novas adições do campus. Para expandir e unir seu campus como uma experiência integral, o Museu também está construindo uma nova Escola de Arte Glassell, também projetada por Steven Holl Architects, totalizando um redesenho de 56 mil metros quadrados liderado pelo escritório.
This is indeed an exciting day! It's my first groundbreaking in 40 years of practice with the first third of the campus design already built up to the second floor - instead of a parking garage, it's a new Glassell School of the Arts beautifully crafted by a great team. They will build the Kinder Pavilion breaking ground today! - Steven Holl.
Este é realmente um dia emocionante! É meu primeiro início de obra em 40 anos de escritório com o primeiro terço do projeto do campus já construído até o segundo pavimento - em vez de um estacionamento, é uma nova Escola de Artes, maravilhosamente trabalhada por uma ótima equipe. - Steven Holl.
A permeabilidade é a estratégia chave em torno do novo edifício do museu, moldado por "jardins de porosidade horizontal e aberturas em todos os lados". Sete jardins "cortam" o perímetro do campus, marcando pontos de entrada. O maior pátio central do jardim serve como ponto de entrada para o campus principal.
Uma característica única do projeto é sua cobertura. Steven Holl Architects descreve o telhado como "curvas côncavas, imaginadas a partir de círculos de nuvens" que "pressionam a geometria do telhado, permitindo que a luz natural adentre com quantidade e qualidade precisas". Os lados inferiores dos elementos do teto também refletem a luz nos espaços internos da galeria.
Um espaço central de três níveis serve como um átrio, com circulação vertical para os andares superiores. Uma rampa e elevadores ligam o saguão e os níveis de galeria para acesso direto a todas as galerias. As salas da galeria são organizadas horizontalmente em dois níveis, pontuadas por vistas dos sete jardins.
A pele translúcida do museu é composta de tubos de vidro, proporcionando luz natural às galerias e formando uma "aparência interessante" em torno do novo edifício. A pele transparente serve um duplo propósito, reduzindo o ganho solar e criando energia de resfriamento. À noite, a fachada será iluminada por dentro, com suas "paredes brilhantes" servindo como "um convite aberto para a entrada no museu". Steven Holl Architects ganhou anteriormente o Daylight Award em Arquitetura em 2016 pelo uso inovador de luz no design do interior Espaços, incluindo o seu Museu Nelson-Atkins em Kansas, e o Museu do Oceano e do Surf em Biarritz.
Em contraste, o novo edifício proporcionará uma contribuição importante para a coleção única existente de arquitetura do museu - Steven Holl Architects.
Todo o projeto de reconstrução do campus da MFAH está programado para ser concluído no final de 2019.
Arquitetos
Localização
1001 Bissonnet St, Houston, TX 77005, Estados UnidosEquipe Steven Holl Architects
Arquitetos Associados
Diretor de Projeto
Engenharia Estrutural
Engenharia de Instalações
ICOR AssociatesEngenharia de Climatização
Consultoria de Iluminação
Orçamentação
Consultoria de Fachada
Área
15236.0 m2Ano do projeto
2011Fotografias
Notícia via: Steven Holl Architects.
Em foco: Steven Holl
Como fundador do escritório Steven Holl Architects, Steven Holl é reconhecido como um dos arquitetos de maior prestígio no mundo, tendo recebido diversos prêmios por suas contribuições ao longo de quase quarenta anos de atuação profissional. Entre as premiações que recebeu, estão a Alvar Aalto Medal em 1998, a AIA Gold Medal em 2012, e o 2014 Praemium Imperiale.
Museu de Arte Nelson-Atkins / Steven Holl Architects
62 Arquitetos Localização Steven Holl, Chris McVoy, Chris McVoy, Martin Cox, Richard Tobias, Masao Akiyoshi, Gabriela Barman-Kraemer, Matthias Blass, Molly Blieden, Elissavet Chryssochoides, Robert, Edmonds, Simone Giostra, Annette Goderbauer, Mimi Hoang, Makram El-Kadi, Edward Lalonde, Li Hu, Justin Korhammer, Linda Lee, Fabian Llonch, Stephen O'Dell, Irene Vogt, Urs Vogt, Christian Wassmann Arquitetos Locais Ano do projeto Fotografias Do arquiteto.